top of page
Estampa Flavia Freitas Arquitetura.png
  • Foto do escritorFFA 360

Os Novos Destaques dos Shoppings Centers: Adaptando-se ao Consumidor Moderno.

Como já abordamos em nossas postagens anteriores, é inegável a mudança nas características do consumidor moderno, e os Shoppings Centers têm buscado se adaptar a essa nova realidade. Para satisfazer e atender às necessidades do consumidor, além de valorizar a experiência de consumo, esses espaços têm realizado adequações nas exposições das lojas nos Centros Comerciais.


Shoppings Centers, varejo, franquia

A NOVA PERCEPÇÃO DOS SHOPPINGS CENTERS


Anteriormente, era comum que as âncoras, representadas pelas grandes marcas do varejo e suas magazines, dominassem os corredores principais dos Shoppings. No entanto, com a pandemia da COVID-19, a preocupação com o autocuidado cresceu entre os consumidores, que passaram a valorizar ainda mais a beleza estética e os cuidados faciais e corporais.


Diante dessas mudanças, novos padrões e ajustes surgiram nos Shoppings, especialmente nos grandes centros, que estão atentos à demanda do público e buscam diminuir a vacância das lojas fechadas. Na atualidade, é cada vez mais comum encontrar espaços destinados ao setor de beleza nos principais corredores desses complexos. Segundo a ABF Franchising, esse setor apresenta um crescimento constante de 21,5% em relação ao período pré-pandêmico, com expectativas de continuar crescendo nos próximos anos. Além disso, o setor de saúde e bem-estar também registrou um notável crescimento após a pandemia, com um aumento de 14,3% no último trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. A nova forma de expor as lojas de serviços nos corredores principais dos Shoppings Centers está diretamente ligada às mudanças de comportamento e hábitos de consumo do cliente moderno.


Saúde, beleza, bem-estar, autocuidado, estética

DESTAQUE PARA INVESTIMENTOS NO SETOR DE BELEZA


Esses dados evidenciam uma ótima oportunidade de investimento nos setores de saúde, beleza e bem-estar e indicam que essas lojas estão ganhando destaque nos Centros Comerciais. Atualmente, é comum oferecer espaços antes dedicados às âncoras para empresas do setor de saúde, beleza e bem-estar incentivando a implantação de suas marcas e reconhecendo o momento de destaque dos pontos de serviços nos Malls.


ATENDENDO ÀS NOVAS EXPECTATIVAS DOS CENTROS COMERCIAIS


No entanto, é importante destacar que as administradoras dos Shoppings buscam marcas fortes e com presença no varejo, que elevem o nível do estabelecimento. É fundamental realizar uma análise do perfil da loja a ser implantada, considerando aspectos como sinalização adequada, fachada atrativa e a capacidade de aumentar o fluxo do Shopping. Além disso, é essencial que as lojas estejam alinhadas com os novos padrões dos Shoppings Centers e as expectativas do consumidor moderno, respeitando os critérios de acessibilidade e criando um espaço atrativo para manter-se em destaque ao lado das grandes marcas.


RETAIL DESIGN E VISUAL MERCHANDISING


Diante dos elevados graus de exigência do consumidor moderno e das administradoras dos centros comerciais, é fundamental destacar a importância dos profissionais de Retail Design e Visual Merchandising. Esses especialistas trabalham em conjunto para criar as melhores soluções, visando uma loja com excelente circulação e tempo de permanência, proporcionando uma experiência incrível do consumidor desde o momento em que sua atenção é capturada por uma fachada que se conecta com ele até o momento em que ele entra no ponto de atendimento e consome o produto ou serviço. Esses profissionais possuem o conhecimento necessário para otimizar a disposição dos produtos, a iluminação, a sinalização e até mesmo o mobiliário, tudo isso com o objetivo de criar uma experiência agradável e envolvente para o cliente, resultando no impulsionamento das vendas.


Pioneira na Arquitetura 360 para o varejo, nós da Flávia Freitas Arquitetura estamos atentos às mudanças nos Shoppings Centers e prontos para ajudar sua marca a se destacar nesses espaços modernos. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar seu negócio nos principais Malls, alinhando-o às expectativas do consumidor contemporâneo.



Franquia, varejo, Shopping, arquitetura comercial


Kommentare


Flávia Freitas arquitetura
bottom of page