Empresas apostam na modernização da marca através do Rebranding.
- FFA 360
- 20 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Adequação da imagem da marca ao novo estilo de consumir.
Assim como na vida pessoal, no mundo dos negócios Ć© fundamental realizar avaliaƧƵes periódicas. As grandes marcas do varejo tĆŖm nos mostrado que, ao longo da jornada empresarial, em algum momento, serĆ” necessĆ”rio fazer uma pausa e reavaliar a identidade e possĆveis mudanƧas da imagem da marca. Existem diversos motivos para isso, como a busca por novos clientes, a comunicação de novas estratĆ©gias comerciais ou atĆ© mesmo o reposicionamento no mercado, com uma nova aparĆŖncia ou um conceito arquitetĆ“nico inovador para o ponto de venda. Recentemente, algumas marcas do varejo apresentaram suas novas estratĆ©gias e imagens, buscando adequar-se Ć s caracterĆsticas atuais do consumidor moderno.
Marcas como "Droga Raia", "Riachuelo" e "Havaianas" são exemplos de empresas que buscaram o reposicionamento de marca para comunicar novas estratégias e estabelecer uma maior proximidade com o público-alvo, como veremos a seguir.
A Evolução da Marca "Raia"

A "Raia", como é conhecida a marca após o novo posicionamento no mercado, é uma empresa tradicional e consolidada no setor de medicamentos. Iniciou sua operação em 1905, atuando somente com remédios manipulados. Ao longo do tempo, expandiu sua operação e suas redes, o que levou a compreender a necessidade do rebranding. O objetivo era demonstrar ao público a ampliação de sua Ôrea de atuação.

A partir dessa mudanƧa, a marca trouxe ao mercado um novo formato de logo, nome, cores e repaginação no ponto fĆsico, buscando maior proximidade com o consumidor e evidenciando que oferece amparo a todo tipo de produto de saĆŗde e farmacĆŖutico.
A Pandemia e a MudanƧa no Comportamento do Consumidor

A pandemia alterou significativamente o comportamento do consumidor, e, consequentemente, o setor varejista vem buscando estreitar a proximidade com o pĆŗblico-alvo. Essa aproximação Ć© conquistada atravĆ©s de uma maior conexĆ£o entre o mundo digital e o ponto fĆsico, transformando o ato da compra em uma verdadeira experiĆŖncia de consumo. Um exemplo disso Ć© a Riachuelo, que, atenta Ć demanda do mercado pós-pandĆŖmico, buscou entender mais de perto o seu consumidor. A marca vive uma constante evolução desde 2014, quando passou por uma reformulação em sua identidade visual, cores e nas lojas fĆsicas, e em 2021 realizou uma pesquisa com mais de 1,7 mil mulheres de todo o paĆs para compreender as preferĆŖncias do pĆŗblico brasileiro em relação Ć moda. Com essa estratĆ©gia, a Riachuelo busca colocar o cliente no centro de suas operaƧƵes, oferecendo maior conectividade entre as vendas online e os pontos fĆsicos, garantindo uma experiĆŖncia de compra Ć”gil e satisfatória alĆ©m de reforƧar os valores da marca, como "AperfeiƧoamento Constante", "Responsabilidade Social", "Servir ao Cliente" e "Atitude Vendedora".
Havaianas - O Reposicionamento para Ampliar a Marca
Com o objetivo de potencializar ainda mais a marca, a Havaianas recentemente passou por um rebranding para oferecer ao pĆŗblico uma maior amplitude de produtos. Os elementos Ćcones da marca tĆŖm sido explorados nessa nova conceituação, demonstrando ao consumidor que as caracterĆsticas marcantes dos chinelos, como conforto, simplicidade e usabilidade, vĆ£o alĆ©m dos calƧados. A nova estratĆ©gia visual adotada foi desenvolvida com base na percepção sensorial, transmitindo conforto, amplitude e vibração. Danilo Cid, Sócio-VP de Criação, destaca o reposicionamento da marca, afirmando:
"O reposicionamento global de Havaianas estÔ em sintonia com a ampliação de uma marca de calçados para uma marca de lifestyle".
Agora, a liberdade que é usar uma Havaianas vai dos pés à cabeça. Por isso, fortaleceram sua personalidade colorida, simples e aberta. Além disso, estruturaram a Havaianas como uma plataforma criativa, com elementos que podem ser utilizados e reinterpretados globalmente, mantendo seu reconhecimento e iconicidade. A marca estÔ preparada para ser ainda mais relevante no mundo.

Dessa forma, as marcas investem em rebranding para adequar-se às transformações do mercado e à nova maneira de consumir, buscando conectar-se cada vez mais com o público-alvo.
Afinal, qual a importância de fazer um Rebrandig de marca?
O rebranding Ć© um processo contĆnuo de atualização da marca, que vai alĆ©m da simples mudanƧa visual. Ele envolve estratĆ©gias de marketing para impulsionar o crescimento do negócio e transformar os consumidores em verdadeiros entusiastas, proporcionando sucesso a longo prazo.
Realizar o rebranding pode trazer vantagens significativas para a imagem da empresa e percepção do cliente. Por isso, Ć© fundamental planejar e executar esse processo com cuidado, levando em consideração a essĆŖncia da marca, o pĆŗblico-alvo e os objetivos estratĆ©gicos da empresa. NĆ£o hĆ” um prazo definido para atualização e reformulação de uma identidade, mas Ć© essencial estar atento Ć s inovaƧƵes do varejo e caracterĆsticas do consumidor, pois o cenĆ”rio de constante transformação do estilo de vida e hĆ”bitos de compra exige uma marca atualizada para proporcionar a experiĆŖncia desejada.
Marcas de sucesso buscam atualizações constantes, acompanhando os movimentos do mercado, seja para modernização, reposicionamento no mercado, correção de percepções negativas, expansão ou aumento do engajamento do público. Contar com profissionais qualificados, que entendem de marketing, público e consumo, é a maneira assertiva de criar estratégias que demonstrem a verdadeira essência da marca e potencializar seu crescimento e lucratividade.
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