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Aprendendo com a "Turma da Mônica" sobre o valor da marca como um dos principais ativos da empresa.



O valor da marca para empresa

A marca representa um dos maiores ativos de uma empresa, lembrando que ativos são todos os bens e direitos que ela possui e podem ser convertidos em dinheiro. Nesse sentido, a forma como ela é gerenciada torna-se extremamente relevante para que se mostre um ativo valioso para o negócio.

Uma marca registrada tem como característica se destacar das demais no mesmo segmento. Quando bem explorada, ela tem o poder de transmitir ao consumidor a sua essência e consolidar-se no mercado, estabelecendo uma relação de confiança na qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.


Estratégia de Marketing com marca licenciada

Um exemplo muito interessante a ser analisado é o caso da marca "Turma da Mônica". Conhecida por suas histórias em quadrinhos escritas pelo cartunista Maurício de Sousa, essa marca também é frequentemente encontrada em pra

teleiras de supermercados, farmácias, livrarias e diversos outros pontos de venda, com uma variedade de produtos. Isso ocorre devido à excelente exploração da marca, que possui um público-alvo bem definido: as crianças, sendo muito bem recebida pelos pais que cresceram com os personagens. Essa conexão emocional valida a marca.

Seja no setor de brinquedos infantis, animações/produções, alimentos, higiene e outros, percebe-se que sua essência é tão forte que o licenciamento pelo seu uso em produtos de outras empresas tem se tornado cada vez mais comum. Essa é uma estratégia de marketing excelente para potencializar o alcance das vendas de determinados produtos direcionados ao público infantil. Um exemplo disso é a empresa "Seara Alimentos", que conta com um portfólio de produtos como pão de queijo, pizzas e empanados, explorando o poder da marca "Turma da Mônica" cedida por seus administradores. Isso facilita a aceitação pelo público-alvo secundário, os pais das crianças, ao gerar uma associação de qualidade e cuidado com o segmento infantil.


A percepção do consumidor em relação à marca

Portanto, a percepção do cliente em relação à marca é o que a torna um ativo valioso. Nesse sentido, registrar a marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é parte do processo de valorização da mesma, tornando-a um ativo poderoso e de alto valor para a empresa. A marca desempenha um papel crucial na representação da reputação de uma empresa ao público, transmitindo valores, promessas e emoções que moldam a percepção das pessoas sobre a organização. Por isso, é fundamental estar atento à proteção de um dos maiores patrimônios de uma empresa.


A importância do registro de marca no INPI

Vale ressaltar que a ausência de registro, além de causar desvalorização do ativo, pode ocasionar perdas nos investimentos em marketing, branding, propaganda, entre outros. Isso ocorre porque, segundo a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), a pessoa física ou jurídica que solicitar primeiro o registro de uma marca terá direito exclusivo sobre ela em todo o território nacional. Ou seja, mesmo que sua empresa utilize a marca há bastante tempo sem registrá-la, corre o risco de perder o direito caso um terceiro faça o pedido e o obtenha, resultando na perda do direito de uso da marca. Isso certamente terá um grande impacto no seu negócio, exigindo a reformulação de tudo o que já foi construído até então.


Logo, contratar uma empresa especializada para cuidar do registro da sua marca é o caminho mais simples e seguro para protegê-la. Sua marca pode se tornar o maior ativo da sua empresa, e garantir sua proteção é fundamental para o crescimento contínuo do seu negócio.


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