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  • Foto do escritorFFA 360

Empresas apostam na modernização da marca através do Rebranding.

Adequação da imagem da marca ao novo estilo de consumir.

Assim como na vida pessoal, no mundo dos negócios é fundamental realizar avaliações periódicas. As grandes marcas do varejo têm nos mostrado que, ao longo da jornada empresarial, em algum momento, será necessário fazer uma pausa e reavaliar a identidade e possíveis mudanças da imagem da marca. Existem diversos motivos para isso, como a busca por novos clientes, a comunicação de novas estratégias comerciais ou até mesmo o reposicionamento no mercado, com uma nova aparência ou um conceito arquitetônico inovador para o ponto de venda. Recentemente, algumas marcas do varejo apresentaram suas novas estratégias e imagens, buscando adequar-se às características atuais do consumidor moderno.

Marcas como "Droga Raia", "Riachuelo" e "Havaianas" são exemplos de empresas que buscaram o reposicionamento de marca para comunicar novas estratégias e estabelecer uma maior proximidade com o público-alvo, como veremos a seguir.


A Evolução da Marca "Raia"

Reformulação DrogaRaia

A "Raia", como é conhecida a marca após o novo posicionamento no mercado, é uma empresa tradicional e consolidada no setor de medicamentos. Iniciou sua operação em 1905, atuando somente com remédios manipulados. Ao longo do tempo, expandiu sua operação e suas redes, o que levou a compreender a necessidade do rebranding. O objetivo era demonstrar ao público a ampliação de sua área de atuação.

Modernização Droga Raia

A partir dessa mudança, a marca trouxe ao mercado um novo formato de logo, nome, cores e repaginação no ponto físico, buscando maior proximidade com o consumidor e evidenciando que oferece amparo a todo tipo de produto de saúde e farmacêutico.



A Pandemia e a Mudança no Comportamento do Consumidor

Rebranding Riachuelo
Douglas Luccena/Grupo Padrão

A pandemia alterou significativamente o comportamento do consumidor, e, consequentemente, o setor varejista vem buscando estreitar a proximidade com o público-alvo. Essa aproximação é conquistada através de uma maior conexão entre o mundo digital e o ponto físico, transformando o ato da compra em uma verdadeira experiência de consumo. Um exemplo disso é a Riachuelo, que, atenta à demanda do mercado pós-pandêmico, buscou entender mais de perto o seu consumidor. A marca vive uma constante evolução desde 2014, quando passou por uma reformulação em sua identidade visual, cores e nas lojas físicas, e em 2021 realizou uma pesquisa com mais de 1,7 mil mulheres de todo o país para compreender as preferências do público brasileiro em relação à moda. Com essa estratégia, a Riachuelo busca colocar o cliente no centro de suas operações, oferecendo maior conectividade entre as vendas online e os pontos físicos, garantindo uma experiência de compra ágil e satisfatória além de reforçar os valores da marca, como "Aperfeiçoamento Constante", "Responsabilidade Social", "Servir ao Cliente" e "Atitude Vendedora".


Havaianas - O Reposicionamento para Ampliar a Marca

Com o objetivo de potencializar ainda mais a marca, a Havaianas recentemente passou por um rebranding para oferecer ao público uma maior amplitude de produtos. Os elementos ícones da marca têm sido explorados nessa nova conceituação, demonstrando ao consumidor que as características marcantes dos chinelos, como conforto, simplicidade e usabilidade, vão além dos calçados. A nova estratégia visual adotada foi desenvolvida com base na percepção sensorial, transmitindo conforto, amplitude e vibração. Danilo Cid, Sócio-VP de Criação, destaca o reposicionamento da marca, afirmando:


"O reposicionamento global de Havaianas está em sintonia com a ampliação de uma marca de calçados para uma marca de lifestyle".

Agora, a liberdade que é usar uma Havaianas vai dos pés à cabeça. Por isso, fortaleceram sua personalidade colorida, simples e aberta. Além disso, estruturaram a Havaianas como uma plataforma criativa, com elementos que podem ser utilizados e reinterpretados globalmente, mantendo seu reconhecimento e iconicidade. A marca está preparada para ser ainda mais relevante no mundo.

Novo conceito Havaianas

Dessa forma, as marcas investem em rebranding para adequar-se às transformações do mercado e à nova maneira de consumir, buscando conectar-se cada vez mais com o público-alvo.


Afinal, qual a importância de fazer um Rebrandig de marca?

O rebranding é um processo contínuo de atualização da marca, que vai além da simples mudança visual. Ele envolve estratégias de marketing para impulsionar o crescimento do negócio e transformar os consumidores em verdadeiros entusiastas, proporcionando sucesso a longo prazo.


Realizar o rebranding pode trazer vantagens significativas para a imagem da empresa e percepção do cliente. Por isso, é fundamental planejar e executar esse processo com cuidado, levando em consideração a essência da marca, o público-alvo e os objetivos estratégicos da empresa. Não há um prazo definido para atualização e reformulação de uma identidade, mas é essencial estar atento às inovações do varejo e características do consumidor, pois o cenário de constante transformação do estilo de vida e hábitos de compra exige uma marca atualizada para proporcionar a experiência desejada.


Marcas de sucesso buscam atualizações constantes, acompanhando os movimentos do mercado, seja para modernização, reposicionamento no mercado, correção de percepções negativas, expansão ou aumento do engajamento do público. Contar com profissionais qualificados, que entendem de marketing, público e consumo, é a maneira assertiva de criar estratégias que demonstrem a verdadeira essência da marca e potencializar seu crescimento e lucratividade.


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